Análise de Efésios 3.14-21

v.14
ME PONHO DE JOELHOS
→ Não se trata de uma instrução para uma postura física durante a oração,  mas sugere uma atitude de submissão, reverência e paixão intensa. (cf. Ed 9.5-6 ; Sl 95.1-6; Dn 6:10; At 20:36)

→ Normalmente os judeus oravam de pé (Mt 6:5 ; Mc 11:25), aparentemente ajoelhar-se era uma postura de humildade.

v.15
TANTO NO CÉU COMO SOBRE A TERRA

→ Paulo não estava ensinando a paternidade universal de Deus e a irmandade universal do homem, mas simplesmente se referindo aos cristãos de todas as épocas da História, aqueles que estão mortos (no céu) e aqueles que estão vivos (na terra).


v.16

FORTALECIDOS
 → Esta palavra esta no passivo. Notemos que não nos fortalecemos a nós mesmos, mas temos que ser fortalecidos. O sentido na palavra no original grego vem do mesmo vocábulo de onde temos a palavra democracia – ‘’kratos’’ e ‘’krateus’’ – com a ideia de domínio. Traduzindo um pouco melhor teríamos: ‘’que sejamos dominados para poder dominar’’. É interessante o pedido fundamental e básico desta oração: dominados pela força de Deus para que possamos dominar ou conquistar, através do seu poder.
E onde é que este fortalecimento ocorre? É no homem interior através unicamente do Espírito Santo.

→ Em quase todas as suas cartas, o apóstolo Paulo demonstra uma preocupação pela vida espiritual da igreja. Paulo é um modelo de padrão pastoral. A mais importante preocupação que um líder deve possuir pelo seu rebanho é quanto à pureza espiritual. Lamentavelmente, esse modelo pastoral é escasso em nossos dias. Em muitas correntes evangélicas o foco eclesiástico não é o fortalecimento através do Espírito, mas o crescimento através das riquezas.  

→ O poder espiritual é a marca de todo cristão que se submete à Palavra e ao Espírito de Deus. Ele não está reservado para uma classe especial de cristão, mas para todos aqueles que disciplinam a mente e o espírito a estudar a palavra, compreendê-la e viver por ela. Embora o homem exterior, físico, se torne fraco com o decorrer do tempo (cf. 2Co 4:16), o homem interior e espiritual deve se tornar mais forte por meio do Espírito Santo, o qual o energizará, o revitalizará e fortalecerá o cristão obediente e comprometido.(cf. At 1:8 ; Rm 8.5-9 ; Gl 5:16)

v.17
HABITE
                                                                                                                                                        
PALAVRA CHAVE: KATOIKEÓ
→ Significados:

● Habitar permanentemente em, habitar em uma casa ou lugar.
● Alojar-se permanentemente, residir, habitar.

Exemplos:
 Ou pensais ser sem motivo que a Escritura diz: O Espírito que ele fez habitar em nós tem muito ciúme? (Tg 4:5)
 Nós, porém, segundo sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça. (2Pe 3;13)
                                                                                                                                                    

→ No original, a palavra transmite a ideia de ‘’tomar conta de toda a casa’’, tendo procuração ou autorização completa, para poder fazer limpeza nas despensas, mudar a mobília como quiser, jogar fora o que achar que deve ser jogado. Ele é o dono da casa! E, como dono, pode vasculhar as revistas, a biblioteca com os livros que lá estão, tudo. A oração de Paulo trata de uma transformação de valores e de amores.

→ Todo cristão passa a ser habitado por Cristo a partir do momento de sua conversão, porém, Jesus só encontra conforto e satisfação nos corações que estão limpos do pecado e cheios do Espírito Santo (cf. Jo 14:23).

ARRAIGADOS E ALICERÇADOS EM AMOR
→ ‘’Arraigados’’ significa ter a vitalidade da vida que Cristo renova pelo poder do seu Espírito. A palavra ‘’alicerçados’’ é a base que dá permanência a este resultado.
→ Há um fruto a produzir, e a semente é o amor que Cristo espalha em toda a casa em que ele habita.

v.18 – AS QUATRO DIMENSÕES DO EVANGELHO

PODERDES COMPREENDER
 O cristão não pode compreender a plenitude do amor de Deus à parte do amor genuíno concedido pelo Espírito em sua própria vida.

LARGURA
→ Qual é a largura do Evangelho? Em Apocalipse 5.9 e 7.9, afirma-se que na largura da salvação se incluirão membros de toda tribo, língua, povo e nação.

COMPRIMENTO
→ No tempo, começando no Éden, logo após a queda do homem, até o fim, quando o reino for entregue ao Pai, durante todo esse espaço de tempo, Deus está operando para atingir o seu propósito. Desde Abel até o último cristão a se converter no instante em que Cristo voltar, este é o comprimento.

ALTURA
→ Que vem do mais alto céu e desce até ao mais baixo inferno. Filipenses 2.9-11 focaliza este tema – todo joelho se dobrará diante de Cristo como Senhor – nos céus, na terra e debaixo da terra.

PROFUNDIDADE
→ Chegará aos piores pecadores, já bem descritos em Ef 2.1-3. Não há pecador nem rebelde que não possa ser incluído em tão grande salvação.     
V.19

CONHECER O AMOR DE CRISTO
→ Não o amor  que os cristãos têm por Cristo, mas o amor de Cristo que ele coloca no coração de cada um deles, antes que possam, de modo verdadeiro e pleno amá-Lo ou a qualquer outra pessoa (cf. Rm 5:5).

TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS
→ A compreensão humana a respeito da plenitude de Deus é impossível porque nem mesmo o cristão mais espiritual e sábio pode compreender por completo toda a extensão dos atributos de Deus. Porém, os cristãos podem experimentar a grandeza de Deus em suas vidas como um resultado da total devoção e Ele. Observe a plenitude de Deus aqui; a plenitude de Cristo em 4:13 e a plenitude do Espírito Santo em 5:18. Paulo orava para que os cristãos se tornassem o mais semelhante a Cristo possível (Mt : 5:48 ; 1Pe 1.15-16).

V.21
A ELE SEJA A GLÓRIA
→ Enquanto o poder vem de Deus, a glória vai para Ele.

NA IGREJA E EM CRISTO JESUS
→ Perceba a relação mútua entre o corpo e a sua cabeça, o reconciliado e o reconciliador, a noiva e o seu noivo.

POR TODAS AS GERAÇÕES
→ Deus é glorificado em Cristo e na igreja, na História e por toda a eternidade.

Fontes
● Bíblia de Estudo MacArthur
● Bíblia de Estudo Palavras Chave
● Programa The Word
● Russell Shedd & Dewey Mulholland – Epístolas da Prisão, Editora Vida Nova